quinta-feira, 10 de março de 2016

Lepidópteras

Lepidópteras

As borboletas nos encantam com suas cores esvoaçantes, inofensivas são grandes polinizadoras.  Elas embelezam os ambientes naturais nos convidando para apreciá-las. Parece difícil sua relação com as lagartas daninhas e famintas, que podem destruir plantações e árvores frutíferas.

Lepidóptera é a ordem de insetos integrado pelas borboletas e mariposas. Conhecê-la é importante, não só pela beleza, mas para a conscientização do valor das reservas naturais, onde habitam, da importância do meio ambiente nativo tão necessário para sua preservação. Infelizmente muitas espécies estão entrando em extinção devido a perda de seu habitat.

 Esses insetos são considerados holometabólicos, pois passam por uma complexa metamorfose. Passam por quatro fases até chegar a vida adulta. A partir do ovo nascem larvas, chamadas comumente de lagartas, estas alimentam-se até enclausurarem-se para uma outra transformação, a da pupa, crisálida, desta é que surge o inseto adulto, totalmente diferente do original, a borboleta ou a mariposa.

 Há espécies que se alimentam de néctar de flores e outras que se alimentam de frutas em decomposição e de excremento de mamíferos. No Brasil infelizmente há muita escassez de guias da fauna de insetos, principalmente as borboletas, carecendo de estudos nessa área.

Segundo Freitas (Lepidoptera Borboletas e Mariposas do Brasil,  Exclusiva Publicações, SP, 2012), há seis famílias nas quais as borboletas pertencem são : Nymphalidae, Papilionidae, Pieridae, Riodinidae, Lycaenidae e Hesperiidae.

São muitas as espécies encontradas na RPPN. Vamos postar as espécies conforme vamos identificando-as.

Borboleta Branca-azulada
Morpho epistrophus catenaria

Família Nymphalidae
Essa borboleta alimenta-se das folhas de árvores nativas encontradas na RPPN como branquilho, camboatá e cocão. São grandes, a fêmea, maior mede 13 cm, e o macho, 10 cm. São facilmente encontradas em grupos nas trilhas próximos ao arroio.




Morpho epistrophus catenaria

No verão essas borboletas, de tamanho grande, encantam nas bordas das matas.


Borboletas de vidro
(Greta oto)

Essa borboleta pertence a família Nymphalidae


 Borboleta com asas transparentes. Diferente das borboletas coloridas, estas não possuem as escamas que dão cor. 


Segundo estudos as asas dessa borboleta exibe uma baixa reflexão da luz, suprimindo a radiação infravermelha e ultravioleta percebida pelos animais. As asas dessas borboletas estão sendo estudadas para produzir telas com baixa reflexão, que não reflem a luz.

Essas borboletas se alimentam de néctar de flores, mas põem os ovos em plantas tóxicas. As lagartas alimentam-se destes alcaloides, na fase adulta os machos transformam essas toxinas em feromônios no período de acasalamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário